Biografia

Rafa Caetano nasceu em 21 de junho, primeiro dia do inverno de 1981, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Aos oito anos de idade já explorava um acervo musical que traria suas maiores referências artísticas através de “aventuras” nos discos de seu avô e dos pais de seus pequenos amigos.

Seus versos, escritos desde esse tempo, almejavam fazer parte de um mundo feito em prosa e acordes. Aos 18 anos, o compositor era também um instrumentista, dedicando-se ao aprendizado do violão através do estudo do samba, da MPB, da Bossa Nova, e outras tantas vertentes da música brasileira e seus compositores.

Trazendo para perto as referências musicais de parceiros de composição como Sander Fróis, Nê Kisiolar e Tati Portella - membros da Chimarruts - além das experiências no palco (e na vida) com Carmen Corrêa, Gisele De Santi, Filipe Catto, Tiago Rubens, Fernanda Copatti, dentre tantos outros colegas compositores e instrumentistas de sua geração, Rafa usou a soma de todas as parcerias e conhecimento em música para desvendar em si os caminhos da beleza da canção.

Com os amigos Nicola Spolidoro na direção musical e guitarras, Rafael Marques na bateria, Matheus Kléber nos teclados e Carlos D'Elia no baixo (e mais tarde Bruno Coelho na percussão), realizou suas primeiras apresentações em teatros e bares de Porto Alegre entre 2005 e 2010.

Em 2013, lançou virtualmente o EP Manuscritos, que traz sete canções em arranjos de voz e violão, e agora ganha edição física vendida nos shows, pela internet e disponível nas plataformas digitais.

Rafa Caetano ainda participa dos coletivos Escuta - O Som do Compositor e Autoral Social Clube, movimentos que fortalecem no sul do país com a divulgação da recente produção de música autoral de novos e antigos compositores.

Seu primeiro disco Infinito Colorido está sendo gravado, produzido por Thiago Heinrich (Os The Darma Lóvers), com previsão de lançamento ainda no primeiro semestre de 2016.

Rafa Caetano
Foto: Camila Brum